Links Patrocinados e Google Adwords – como funcionam?


Milhões de pessoas usam ferramentas de busca todos os dias. Segundo Serasa Experiam*, mais de 90% das buscas passam pelo Google.

E se você aparecesse na frente de todo mundo nas buscas?

Acredite, isso existe e é disso que estamos falando aqui. Links patrocinados são uma maneira de colocar seu site no topo das buscas, pagando apenas por cada visita (clique). Esse modelo é conhecido como PPC - Pay Per Click. Pra começar, você deverá selecionar as palavras-chave que irão atrair seus clientes, mas lembre-se que se a concorrência estiver utilizando as mesmas palavras-chave ficará na frente quem oferecer o valor mais alto a ser pago por cada clique. PPC, lembra? Em seguida você define quanto quer investir e lança a campanha. Fácil, não?

Uma ideia simples. Mas espere um pouco!

Embora a ideia seja bem simples, a execução de uma campanha com links patrocinados pode não ser tão simples assim. Isso porque as possibilidades em termos de ajustes e configurações são muito grandes e o seu sucesso ou fracasso pode estar nos detalhes.

Um exemplo para ilustrar

Vamos dar como exemplo o caso de uma floricultura na Zona Sul do Rio de Janeiro, que entrega apenas (eu disse apenas) nas proximidades.

Para essa situação, podemos selecionar como alvo, todos os visitantes que estejam buscando num raio de 50 Km, que estejam usando computadores desktops e laptops (não celulares, afinal queremos ter certeza de que os Clientes atingidos moram de fato na região). Claro, isso tudo combinado com a lista de palavras-chave que você já havia escolhido antes. Podemos escolher país, cidade, dispositivos de acesso e uma infinidade de outras coisas, como preço por palavra-chave automático, onde os anúncios devem aparecer, se os anúncios serão de texto simples ou vídeos, enfim, as possibilidades são muitas.

Links patrocinados ajudam sua campanha de marketing

Os links patrocinados funcionam muito bem com serviços, produtos e até eventos. Ajudam a reforçar estratégias de marketing e, quando combinados com outros canais de comunicação (Mídias Sociais, por exemplo) podem amplificar o alcance de sua marca.

Recomendações finais:
Mais importante que dominar uma ferramenta, nesse caso, o Google Adwords, é conhecer os conceitos de marketing e publicidade. Saber vender e entender os processos envolvidos na venda como um todo, afinal levar visitantes para seu website é apenas a ponta do iceberg, mas essa é uma outra história.

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* http://www.serasaexperian.com.br/release/noticias/2011/noticia_00728.htm.